FRASE

A IGREJA SÓ SE TORNA JOVEM, QUANDO O JOVEM SE TORNA IGREJA!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA


Ó Deus, Senhor e Pai de todos, constituístes a Família como um dos maiores bens da humanidade, como fundamento e célula vital da sociedade, como fonte de vida e berço das vocações, nós vos suplicamos, pelo Nome e pelos Mistérios sacrossantos do vosso amantíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, pelas intercessões da Santíssima Virgem Maria e de seu casto esposo São José, concedei-nos o discernimento e a sabedoria para entendermos o verdadeiro sentido e vocação da Família no mundo de hoje, como autêntica fonte e santuário da vida, indispensável construtora da paz, para o próprio bem, para o bem da Igreja e da sociedade, em geral e, acima de tudo, para a vossa maior Glória! Isto confiantes e agradecidos vos rogamos, pelo mesmo Cristo Senhor nosso, Deus Uno e Trino convosco, na Unidade do Espírito Santo. AMÉM!

“A Família é uma comunidade íntima de amor, querida por Deus; um dos bens mais preciosos da humanidade; fundamento da própria sociedade; primeira escola das virtudes sociais! O futuro da humanidade passa pela família!” (João Paulo II)



LEITURA DO DIA

Leitura do Livro de Neemias.

1Era o mês de Nisã, no vigésimo ano do rei Artaxerxes. Como o vinho estivesse diante do rei, eu peguei no vinho e ofereci-o ao rei. Como em sua presença eu nunca podia estar triste, 2o rei disse-me: “Por que estás com a fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração”. Fiquei muito apreensivo e disse ao rei: 3”Que o rei viva para sempre! Como o meu rosto poderia não estar triste, quando está em ruí­nas a cidade onde estão os túmulos de meus pais e suas portas foram consumidas pelo fogo?” 4E o rei disse-me: “Que desejas?” Então, fazendo uma oração ao Deus do céu, 5eu disse ao rei: “Se for do agrado do rei e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para a Judeia, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la”. 6O rei, junto de quem a rainha se sentara, perguntou-me: “Quanto tempo vai durar a tua viagem e quando estarás de volta?” Eu indiquei-lhe a data do regresso e ele autorizou-me a partir. 7Eu disse ainda ao rei: “Se parecer bem ao rei, sejam-me dadas cartas para os governadores de além do rio, para que me deixem passar, até que chegue à Judeia. 8E também outra para Asaf, guarda da floresta do rei, para que me forneça madeira de construção para as portas da cidadela do templo, para as muralhas da cidade, e para a casa em que vou morar”. E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

EVANGELHO DO DIA

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.